Lara Sardinha Vieira’s PhD defense takes place on the 13th April, at 2:00 p.m., in Sala de Atos Académicos, Edifício Central e da Reitoria from the University of Aveiro, with the topic A reconfiguração do espaço na promoção de um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo: populações NEET e Migrante.
Lara Sardinha Vieira is a student of the PhD programme in Multimedia in Education and her supervisors are Ana Margarida Almeida (DigiMedia, UA) and Neuza Pedro (Instituto de Educação da Universidade de Lisboa).
DigiMedia members are invited to participate in this important moment.
Resumo:
A expansão dos Ambientes Educativos Inovadores (AEI) tem levado a um aumento da investigação neste campo. Estes ambientes são normalmente concebidos segundo o terno concetual Pedagogia-Tecnologia-Espaço. Neste contexto tanto a Pedagogia como a tecnologia têm sido abordados sobre diferentes perspetivas, em conjunto com o layout do espaço e a disposição de mobiliário, focando-se na sua influência na criação de um melhor ambiente e na melhoria do ensino e da aprendizagem. Contudo é importante compreender como é que um Espaço Físico de Aprendizagem (EFA), um espaço complexo, é por um lado influenciado pelos Meios Digitais e pela pedagogia, e por outro lado como é que os influencia. Além disso, como o abandono escolar é uma realidade, como é que um AEI pode promover a inclusão, nomeadamente, de jovens NEET (Not in Employment, Education or Training) e Migrantes. Acresce ainda que com o aumento dos fluxos migratórios, aumenta o número dos jovens migrantes em risco de se tornarem NEET.
O nosso objetivo é criar uma estratégia de design de interiores para um Ambiente de Aprendizagem Inclusivo para as populações NEET e Migrante, através da reconfiguração do espaço. Esta investigação é maioritariamente qualitativa, recorrendo também a métodos quantitativos, e baseando-se na teoria fundamentada construtivista e no design participativo. No decorrer da investigação aplicámos um web-survey, entrevistas em profundidade, workshops seguidos por entrevista em profundidade e observação de vídeo.
Todos os dados recolhidos foram analisados através de quatro dimensões do espaço: tecnológica/digital, arquitetónica, cultural e social. Os resultados, demonstram que o Ambiente Físico de Aprendizagem (AFA) pode ser ainda melhorado nas suas diferentes dimensões. No que respeita à dimensão tecnológica/digital os resultados mostram que a presença dos Meios Digitais motiva os alunos e facilita a melhoria tanto do ensino como da aprendizagem, no entanto, a infraestrutura da rede nem sempre possibilita as atividades. Relativamente à dimensão arquitetónica (espaço construído, mobiliário e percursos) podemos afirmar que se encontra àquem do seu potencial. A dimensão cultural é considerada pelos participantes como a menos importante e a dimensão social é bastante valorizada, em particular no que concerne às interações e às interrelações.
A nossa estratégia de design de interiores para um Ambiente Inclusivo de Aprendizagem: populações NEET e Migrante surge das pontes criadas entre os resultados obtidos e o construto teórico. É constituída por um conjunto de quarenta e duas diretrizes interdependentes. Estas apontam para um modo de intervenção num espaço existente tendo em vista a sua reconfiguração num AEI inclusivo, considerando as dimensões tecnológica/digital, arquitetónica, cultural e social do espaço.
Palavras chave: Espaço Físico de Aprendizagem; Ambiente Físico de Aprendizagem; Ambiente Educativo Inovador; Ambiente de Aprendizagem Inclusivo; Meios Digitais; dimensões do espaço; NEET; Migrantes.
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