Call for papers: Comunicação e Sociedade | Comunicar em saúde em tempos de pandemia

Chamada de artigos

Vol. 40

Comunicar em saúde em tempos de pandemia

15 de fevereiro

Editores

Felisbela Lopes (CECS, Universidade do Minho, Portugal), Rita Araújo (CECS, Universidade do Minho, Portugal) e Peter Schulz (Universidade de Lugano, Suíça)

Temática

A Comunicação em Saúde é uma área científica interdisciplinar, que se caracteriza pelo cruzamento entre as Ciências da Comunicação e as Ciências da Saúde, nomeadamente a Medicina, mas também a Saúde Pública, a Enfermagem e a Psicologia (Zoller & Kline, 2008). Embora existam várias definições de Comunicação em Saúde, a influência de comportamentos é frequentemente apontada como um dos principais objetivos. De facto, a Comunicação em Saúde pretende envolver, capacitar e influenciar os indivíduos e as comunidades (Schiavo, 2014).

O Jornalismo de Saúde é, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (1998), uma área da Comunicação em Saúde, tal como a comunicação interpessoal, a media advocacy ou a comunicação organizacional. Mas é também uma especialização do jornalismo. E, na verdade, embora se possa entender o Jornalismo de Saúde como uma pequena parte do jornalismo, este tem as suas especificidades, tal como acontece com o jornalismo económico, político ou desportivo. Hallin e Briggs (2014) defendem que o jornalismo médico e de saúde é, de certo modo, diferente do restante, pelo que os jornalistas que a ele se dedicam revelam frequentemente conceções mais didáticas e instrumentais do seu papel. Este carácter “híbrido” do Jornalismo de Saúde é uma das características que faz deste campo um objeto de estudo interessante para os estudos do jornalismo (Hallin & Briggs, 2014).

Nas últimas décadas, a emergência das doenças infeciosas e o aumento das doenças crónicas vieram reforçar o papel do jornalismo de saúde, na medida em que os media ocupam um lugar social central no retrato destas estórias. Os recentes surtos à escala mundial, de que são exemplo a Gripe A (2009) ou o Ébola (2014), e a pandemia de Covid-19 que atualmente atravessamos, vêm comprovar a necessidade de investir na Comunicação e Jornalismo em Saúde. Estes podem constituir-se como ferramentas essenciais de “combate” às epidemias, contribuindo para uma população mais informada e capacitada em termos de saúde e influenciando comportamentos individuais e coletivos. De facto, a Comunicação e o Jornalismo em Saúde podem ter um impacto significativo na população em geral, especialmente num contexto de crise de saúde pública, contribuindo para a promoção da saúde e a prevenção da doença.

Este volume da Comunicação e Sociedade debruça-se sobre a pandemia de SARS-Cov-2 e pretende juntar académicos de vários pontos do globo numa reflexão em torno da Comunicação e Jornalismo em Saúde no âmbito de uma crise sanitária global. Atualmente, a multiplicidade de plataformas de media, a alteração dos hábitos de consumo mediático, ou o aumento das notícias falsas e desinformação trazem renovados desafios ao campo da Comunicação e Jornalismo em Saúde. Neste sentido, é importante perceber o que está a ser feito, em termos nacionais e internacionais, para lidar com estes desafios e reforçar o papel da Comunicação em Saúde e do Jornalismo em Saúde.

Tópicos:

– Comunicação em Saúde e a pandemia de Covid-19;
– Jornalismo de Saúde e a pandemia de Covid-19;
– As relações entre os media e as fontes de informação em tempos de pandemia;
– Qual o impacto do confinamento no jornalismo?
– Covid-19 e desinformação/notícias falsas;
– A importância da literacia em saúde no âmbito da saúde pública;
– O papel do Jornalismo e da Comunicação em Saúde na mudança de comportamentos.

DATAS IMPORTANTES

Data limite de submissão: 15 de fevereiro de 2021
Notificação das decisões de aceitação: 30 de abril de 2021
Data limite para envio da versão completa e traduzida: 30 de junho de 2021
Data de publicação da revista: dezembro de 2021

LÍNGUA

Os artigos podem ser submetidos em Inglês ou Português. Findo o processo de revisão por pares, os autores dos artigos selecionados para publicação deverão assegurar a tradução do seu artigo para Português ou Inglês, respetivamente, cabendo aos editores a decisão final sobre a publicação do mesmo.

EDIÇÃO E SUBMISSÃO

Comunicação e Sociedade é uma revista académica de acesso livre, funcionando de acordo com exigentes padrões do sistema de revisão de pares e opera num processo de dupla revisão cega. Cada trabalho submetido será distribuído a dois revisores previamente convidados a avaliá-lo, de acordo com a qualidade académica, originalidade e relevância para os objetivos e âmbito da temática desta edição da revista.

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Para mais informações, contactar: comunicacaoesociedade@ics.uminho.pt

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